Governo investe 5 milhões na recuperação de rios e ribeiras, com destaque para Beja e Évora

Governo investe 5 milhões na recuperação de rios e ribeiras, com destaque para Beja e Évora

O Alentejo vai estar no centro de um novo pacote de investimentos do Governo destinado à reabilitação de rios e ribeiras. Entre as intervenções previstas, encontram-se a recuperação de linhas de água em Beja e Évora, bem como trabalhos no Alentejo Litoral, no âmbito da estratégia nacional ProRios 2030 – “Água que Une”.

No total, o Ministério do Ambiente e Energia vai investir cinco milhões de euros para restaurar 168 quilómetros de rios e ribeiras, que se juntam aos 550 quilómetros já intervencionados ou em processo.

Segundo a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, trata-se de um passo concreto “para devolver vida aos rios e ribeiras, proteger as populações e valorizar o território”. A governante acrescenta que “ao investir na saúde dos ecossistemas aquáticos, estamos a investir na qualidade de vida e na segurança das gerações futuras”.

O financiamento, gerido através da Agência para o Clima, abrange intervenções em todo o país, privilegiando soluções de engenharia natural e proximidade com os municípios, com o objetivo de recuperar linhas de água degradadas, criar zonas de inundação controlada e reduzir riscos de cheias e secas.

Além do Alentejo, estão também previstas ações no rio Neiva (Esposende e Viana do Castelo), no ribeiro de Picote (Miranda do Douro), no rio Vez (Arcos de Valdevez), nos rios Díz e Noéme (Guarda), no rio Alfusqueiro (Águeda) e no rio Lizandro (Mafra). No Algarve, está planeada a requalificação da Ribeira do Vascão, numa extensão de 60 quilómetros.

O Ministério sublinha que este investimento é ainda “um passo decisivo na concretização do Plano Nacional de Restauro”, atualmente em elaboração, e que inclui a renaturalização dos rios portugueses.

A estratégia ProRios 2030 tem como objetivo uma gestão sustentável dos recursos hídricos, reforçando a resiliência climática, a retenção natural de água e a preservação da biodiversidade.

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

26/03/2026
Município de Beja reforça combate a carros abandonados nas ruas
26/03/2026
GNR tem na estrada Operação “Moto I”
26/03/2026
IPBeja: Promessa de abertura em junho tenta travar polémica da residência vazia em Beja
Odemira
26/03/2026
Concelho de Odemira soma mais de 3 mil desempregados
25/03/2026
Candidatos à Presidência do IPBeja ouvidos na próxima segunda-feira
25/03/2026
António Dieb entra na administração da EDIA e gera críticas no setor agrícola
Alentejo
25/03/2026
Desemprego em queda no Alentejo
Turismo
25/03/2026
Turismo do Alentejo quer captar turistas espanhóis na Páscoa