O Governo pretende “replicar” a testagem massiva dos trabalhadores à covid-19, em curso em Odemira, “noutras regiões” do país nas diversas campanhas agrícolas, “incluindo a vindima”.
Maria do Céu Antunes, ministra da agricultura defende que “é preciso mostrar que aquilo que acontece nesta região vai ser replicado noutras regiões do país, durante todas as campanhas, incluindo a vindima”, num processo irá “terminar no final do ano”.
A governante defendeu que os trabalhadores têm o “dever” de “fazer estes testes”, assim como às empresas cabe a responsabilidade de “proporcionarem, não só que estes testes sejam realizados, como também garantirem condições para quem testa positivo, fique em isolamento”.
De acordo com a titular da pasta da agricultura, “existem alojamentos temporários que são fornecidos pelas empresas e aí, sim, cada empresa vai ter que criar condições” no caso de necessidade de isolamento de trabalhadores.
“Onde isso não acontece têm que garantir que as pessoas, antes de iniciarem as suas intervenções no terreno, possam ser testadas antecipadamente”, frisou.
Rádio Pax/Lusa