O montante total de investimento é de 8,9 milhões de euros e comparticipação comunitária FEDER de 7 milhões de euros. O investimento médio por projecto é de cerca de 330 mil euros, o que revela a racionalidade dos investimentos a realizar.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) refere em nota de imprensa que “estes projectos abrangem toda a área territorial da região Alentejo e uma diversidade de instituições em que se incluem Lares de Idosos, Apoio domiciliário e social, Creches, Centro de Actividades e ATL, Centros de apoio e Residências para pessoas com deficiência e crianças em risco”.
Com estes novos apoios, pretende-se “reforçar a rede de equipamentos que contribuem para a inclusão de grupos sociais ou etários específicos, entre os quais relevam as crianças e jovens, os idosos e as pessoas com deficiência”, explica a CCDR Alentejo.
A mesma fonte refere que “num tempo de grande exigência na defesa de prioridades e atribuição de meios financeiros na região Alentejo, tem-se procurado e conseguido conciliar a diversidade de investimento, agentes e abrangência territorial”. A CCDR Alentejo diz ainda que a “Coesão Social a nível regional é uma das áreas que o INALENTEJO reconhece como prioritária em termos de apoio, para o que tem vindo a disponibilizar um conjunto de apoios, colaborando com as instituições que trabalham nesta área”.