De acordo com a denúncia feita pela APG/GNR as instalações do posto da Guarda Nacional Republicana de Serpa estão “degradadas” e ” tanto o Posto como a caserna onde pernoitam os profissionais encontram-se infestados de ratazanas e rastejantes”. Em função dessas condições foi proibido aos militares a utilização do posto para confeccionar refeições ou dormir. “Esta decisão foi tomada sem que se salvaguardasse o direito de quem estava a utilizar o posto para essas actividades e foi a Câmara que encontrou uma solução”, refere o Grupo Parlamentar do PCP.
O PCP afirma que “é necessário realizar obras de adaptação [no posto] que o Ministério da Administração Interna pretende que seja a Câmara a fazer”. O Grupo Parlamentar lembra que “a responsabilidade com as forças de segurança é do poder central”.
João Ramos, deputado do PCP eleito por Beja, questionou o Ministério da Administração Interna para saber “por que razão nunca foram feitas intervenções de requalificação no edifício” e por que é que ainda não existe uma solução para este problema.
O deputado do PCP eleito por Beja questionou o Ministério de Estado e Finanças sobre o encerramento dos serviços locais de finanças no distrito de Beja. O parlamentar pretende saber se o Ministério “confirma a intenção de encerrar serviços concelhios no distrito de Beja”, quantos estão previstos encerrar e como será assegurado o direito dos cidadãos ao acesso a este serviço público de proximidade. João Ramos questiona ainda se os encerramentos vão implicar despedimento de trabalhadores do sector e de que forma serão garantidos os direitos dos trabalhadores dos impostos no serviços que encerrarem.