O novo livro coordenado por Manuel Baiôa é apresentado hoje, pelas 19:00 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja.
“As Eleições Legislativas no Alentejo durante a I República (1910-1926)” é o título da obra onde os autores procuraram “retratar” pormenorizadamente as eleições legislativas na I República nos círculos de Portalegre, Elvas, Estremoz, Évora, Beja e Aljustrel.
No livro são abordadas as diversas etapas e contingências das eleições, nomeadamente, a escolha dos candidatos, a campanha eleitoral, o clientelismo, os acordos, as fraudes e outras irregularidades.
A apresentação está a cargo de António Ventura.
Manuel Baiôa explica que não podemos considerar a “I República uma democracia plena, pois faltava-lhe alargar o sufrágio a todos os portugueses maiores de idade, uma vez que as mulheres estavam afastadas do sufrágio e os homens analfabetos foram impedidos de votar a partir de 1913”.
Por outro lado, continuavam a “existir várias irregularidades e fraudes no ato eleitoral”. Contudo, as fraudes e as irregularidades também existiam em “muitos países ocidentais desse período” e numa “linha de continuidade do período anterior durante a Monarquia”, esclarece.