Mértola debate biodiversidade, Agro- ecologia e Alimentação

Biodiversidade, agro- ecologia e alimentação são os temas em destaque das Jornadas do Mundo Rural, que decorrem, hoje e amanhã no Cineteatro Marques Duque, em Mértola.

A iniciativa é desenvolvida pela Câmara, em conjunto com o Município de Alcoutim, no distrito de Faro.

Esta organização conjunta surge “de uma visão de território integrada que entende que a geografia dos problemas e desafios que estes dois municípios enfrentem como a baixa densidade, vulnerabilidade a desertificação e alterações climáticas não se coaduna com as geografias administrativas dos territórios” explica Rosinda Pimenta, vereadora da Câmara de Mértola.

O programa inclui a participação de vários especialistas nos temas em discussão, a divulgação de exemplos práticos já em curso e, ainda a apresentação de projectos práticos para o território.

Amanhã é também, apresentado o projecto Geração Bio que, a Câmara Municipal de Mértola promoveu ao abrigo do POSEUR. O programa prevê ainda a visita a uma herdade, reconhecida peça aplicação de boas práticas em matéria da gestão de recursos naturais e da multifuncionalidade em espaço rural.

A sessão de abertura conta, esta manhã, com a presença de Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.