Mértola incentiva à leitura e escrita nas escolas

A Biblioteca Municipal de Mértola desenvolve, anualmente, um projecto de promoção da leitura e da escrita que envolve todas as escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância. Mensalmente, entre Janeiro e Junho as técnicas da biblioteca visitam as escolas do concelho.

“Criar e fortalecer hábitos de leitura, como factor de desenvolvimento pessoal e social é o objectivo principal destas acções, promovendo, ao mesmo tempo, a escrita como estímulo da criatividade narrativa e da reflexão”, refere a Câmara.

Este ano vão ser trabalhadas histórias relacionadas com o território de Mértola. O projecto conta com a participação e colaboração dos professores e educadores. A iniciativa está integrado no Plano Municipal de Combate ao Insucesso Escolar.

Mário Tomé, vereador do município explicou à Rádio Pax que o “insucesso escolar tem números baixos no concelho”. A autarquia vai continuar a apostar em iniciativas capazes de “melhorar e manter estes índices [de insucesso escolar]”.

O Projecto de promoção da leitura e da escrita nas escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância conta este ano e nos próximos dois anos com o financiamento do Programa Operacional Regional do Alentejo: Planos integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.