Mértola incentiva compras no comércio local

A Câmara de Mértola está a promover, até dia 7 de Janeiro do próximo ano, um concurso de montras de Natal, destinado a todos os comerciantes da vila com montras abertas para a via pública.

A iniciativa insere-se no Programa Municipal de Animação do Comércio da Vila de Mértola, cujo objectivo é promover, incentivar e dinamizar o comércio local.

Jorge Rosa, presidente da autarquia disse à Rádio Pax que o concurso pretende “tornar os espaços comerciais mais atractivos (…) e promover os produtos tradicionais de Mértola”.

Em seu entender, se existir uma decoração das montras “adequadas à época natalícia, [os clientes] olham para o estabelecimento [comercial] com outro interesse e outra motivação, para entrar e ver o interior”.

A votação decorrerá no facebook da Câmara, onde estarão disponíveis as fotos de todas as montras. O número de gostos contribuirá em 30% para a pontuação final. A restante pontuação será atribuída por um júri composto por quatro elementos, em representação da autarquia, da Junta de Freguesia de Mértola, da Escola Profissional Alsud e da Associação de Empresários do Vale do Guadiana.

Os principais citérios em avaliação serão a originalidade e criatividade, a harmonia e estética do conjunto, a utilização de materiais reciclados e/ou orgânicos e a iluminação.

As três montras premiadas recebem vales de compras para utilização no comércio local.