A XV Feira da Caça regressa a Mértola de 25 a 27 de outubro. Esta edição vai apresentar novidades.
O evento que celebra a tradição cinegética, a natureza e a biodiversidade volta a decorrer no Pavilhão Multiusos Expo Mértola.
Organizado pela Câmara de Mértola, o certame que, de acordo com os promotores, “se tem afirmando como um dos principais do setor, visa promover as potencialidades turísticas e económicas da região, atraindo entusiastas e visitantes de todo o país”.
Segundo a autarquia, este ano há novidades que passam pela Demonstração de Cobro na Água com Retrievers, a Demonstração com Cães de Rasto de Sangue e o Concurso de Pombos de Vara.
Além disso, nesta edição é, também, novidade “uma exposição com fotografias de alta resolução de espécies captadas no concelho de Mértola, intitulada de “#AlimentadasPorCaçadores”, que tem como objetivo realçar o trabalho que os caçadores exercem 365 dias por ano em prol da biodiversidade”.
O município revela, ainda, que as novidades estendem-se, também, à “organização do parque exterior, que contará com um lago com uma dimensão superior, proporcionando um espaço ainda mais impressionante para os visitantes observarem alguma fauna aquática e demonstrações com raças de cães de caça”.
Os visitantes poderão explorar diversas exposições, que incluem fauna viva, matilhas de caça maior, viaturas 4×4, um ecossistema recriado com materiais reciclados entre muitas outras atividades e animações.
O parque de demonstrações de atividades cinegéticas incluirá, ainda, tiro ao alvo com arco e besta, uma demonstração de cães coelheiros e a já tradicional demonstração com falcões.
Durante os três dias da feira, estarão disponíveis várias jornadas de caça, como o Campeonato de Caça de Salto, a Prova de Santo Huberto, largadas de caça menor e duas montarias de caça maior.
“Para os amantes da natureza, atividades como BirdWatching e percursos de
observação de fauna e flora em territórios cinegéticos complementam o programa”, diz o município.