Mértola recebe apoio para dinamizar projecto de uso eficiente da água.

A candidatura Mértola+ H20 da Câmara Municipal de Mértola foi uma das 39 candidaturas nacionais aprovadas pelo Fundo Ambiental no âmbito das medidas “Promover o Uso Eficiente da Água” e “Repensar Rios e Ribeiras”.

O projecto, que conta com um orçamento global de cerca de 64 mil euros (44.799,27€ do Fundo Ambiental e 19.199,69€ de comparticipação privada da Câmara Municipal), “visa sensibilizar e capacitar para a mudança de comportamentos na adopção de práticas mais sustentáveis de uso eficiente da água, com especial enfoque para a adopção de práticas de redução dos consumos (…)”, explica a autarquia.

Segundo o Município, “a acentuada sazonalidade e escassez de pluviosidade, as mudanças associadas às alterações climáticas e o aumento gradual das temperaturas médias agravam o risco de stress hídrico”.

Tendo em conta este “cenário de real vulnerabilidade (…) torna-se uma prioridade para a autarquia a promoção do uso sustentável da água, a par da protecção a longo prazo dos recursos hídricos disponíveis”, refere a câmara.

O projecto Mértola+ H20 integra acções dirigidas ao sector agrícola, ao sector do turismo, às escolas e aos consumidores em geral, através de “uma unidade móvel que percorrerá todas as localidades do concelho”, explica Jorge Rosa, presidente do Município.

Este projecto “associa a melhoria da eficiência de utilização da água à consolidação de uma nova cultura local da água, através da qual este recurso seja crescentemente valorizado”, conclui a autarquia.