Ministro das Infraestruturas garante obra do IP8 até Beja até junho de 2026

Ministro das Infraestruturas garante obra do IP8 até Beja até junho de 2026

A finalização da execução do IP8 até Beja, até junho de 2026, a requalificação de estradas nacionais, no Baixo Alentejo e a conclusão, até 2025, do troço ferroviário Casa Branca-Beja foram algumas das garantias deixadas pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, numa reunião da CIMBAL, que decorreu na passada segunda-feira.

Jorge Rosa, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo reuniu-se, com recurso a teleconferência, com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos. Nesta reunião foram discutidos vários temas relacionados com a habitação e as acessibilidades físicas e digitais.

Relativamente às acessibilidades físicas, em particular, à rodovia, Pedro Nuno Santos afirmou que “está garantida a finalização da execução do IP8 até Beja, até junho de 2026, – uma obra inicialmente prevista no PNI 2030 – com recurso ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência”. 

Por outro lado, a Circular a Aljustrel já tem verba destinada, e segundo o governante, a obra será concretizada, no âmbito do Plano Nacional de Investimentos (PNI).

O ministro disse, ainda, que “a Infraestruturas de Portugal está a proceder a manutenções e requalificação de estradas nacionais, tendo várias intervenções programadas para o Baixo Alentejo”.

A CIMBAL refere, ainda, que neste encontro, o ministro “registou as pretensões da ligação de Beja a Vila Verde Ficalho (fronteira) e do IC 27”, itinerário complementar do sul, que faz ligação entre Castro Marim e Alcoutim que, quando concluído, fará a ligação a Mértola e Beja, tornando-se, por via interior, uma alternativa à A2 e ao IC1.

Em relação à ferrovia, Pedro Nuno Santos frisou que “o troço Casa Branca – Beja já está previsto no PNI, com a obra a ser realizada em 2025, e já com verba certa”. Adiantou, também, que no troço “Beja – Funcheira” está a ser feito “o estudo de viabilidade”, e, de acordo com a CIMBAL “são de opinião que se deve fazer esta obra, pelo que deverão avançar com o projeto para a obra”.

Foi, ainda, tema da reunião o Aeroporto de Beja e as necessidades de boas ligações, tendo sido realçado “o facto de o país ter, em Beja, uma excelente infraestrutura à disposição”.

Sobre as acessibilidades digitais, o governante transmitiu a Jorge Rosa que “o ministério já identificou esta necessidade e que pretendem fazer os investimentos necessários em infraestruturas que cubram todo o Alentejo com fibra ótica”.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

PS Serpa
23/07/2025
Candidato socialista apresenta medidas para valorizar Bombeiros de Serpa
Opiniâo
23/07/2025
De catita só tem o nome
23/07/2025
PS recandidata Dário Guerreiro em São Teotónio
23/07/2025
PCP questiona governo sobre obras de ampliação do Hospital de Beja
23/07/2025
Beja recebe Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua 2025
23/07/2025
CCDR Alentejo conclui revisão da estratégia de especialização inteligente
23/07/2025
Candidaturas abertas para a 15.ª Feira Histórica de Serpa
Odemira
23/07/2025
Odemira tem regulamento de ação social escolar em apreciação pública