A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho e o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes vão estar, esta tarde, em Beja.
Os governantes presidem à sessão de apresentação da Estratégia “Água que Une” que se vai realizar na sede da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.
O início da sessão está marcado para as 15:00 horas.
Recorde-se que a estratégia nacional “Água que Une” foi apresentada pelo Governo no passado dia 9 de março, em Coimbra, numa sessão que contou com vários elementos do Governo, incluindo o primeiro-ministro, Luís Montenegro, autarcas e membros do grupo de trabalho que desenvolveram o plano.
A estratégia conta com quase 300 medidas a implementar e algumas vão até 2050.
No Alentejo, está prevista uma interligação entre o Alqueva e Mira, um programa de reforço da eficiência dos sistemas de águas, assim como, uma modernização total do aproveitamento de Mira.
Em termos de investimentos regionais, a estratégia prevê 479 milhões de euros para o Tejo e Oeste, 448 milhões de euros para o Norte, 267 milhões para Vouga, Mondego e Lis, 156 milhões de euros para o Alentejo e 126 milhões de euros no Algarve.