Moura acolhe Jornadas do ABC sobre “Envelhecimento Ativo e Saudável”

Moura acolhe a partir desta quinta-feira e até ao próximo sábado, dia 9 de outubro, as IV Jornadas do Algarve Biomedical Center (ABC) dedicadas ao “Envelhecimento Ativo e Saudável”.

Esta iniciativa anual do ABC reveste-se de grande importância, contando com grande participação de investigadores, estudantes, profissionais de saúde e representantes de diversas entidades ligadas ao ensino, formação, investigação científica e desenvolvimento regional.

As IV Jornadas vão arrancar hoje, coincidindo com a inauguração da sede da delegação do Alentejo do Algarve Biomedical Center, em Moura.

Nuno Marques, presidente do Algarve Biomedical Center considera que o tema em análise nesta edição das Jornadas “é o grande desafio da atualidade e das próximas décadas”.

“Trata-se de um fórum de debate, onde serão discutidas várias soluções com o objetivo de virem a ser implementadas no país”, complementando aquele que tem vindo a ser o trabalho do ABC feito com o Ministério do Trabalho da Solidariedade e da Segurança Social, explica o responsável.

Além de esclarecer que estas jornadas se realizam no Alentejo por ser a região do país com população mais envelhecida, o responsável revela que, nestes três dias, vão estar “em cima da mesa matérias fortes como seja parte do envelhecimento ligado as áreas das neurociências”, incluído as demências, doenças cardiovasculares e oncológicas.

Além dos diversos painéis em discussão, o ABC vai, também, premiar a melhor comunicação sobre a temática desta quarta edição das Jornadas, bem como, a melhor apresentação por poster, com um apoio a uma deslocação de cariz científico.