Moura promove campanha solidária “Gorro Saltitão”

A autarquia de Moura tem a decorrer, a edição de 2020, da campanha solidária “Gorro Saltitão”.

As verbas angariadas através da venda do gorro saltitão vão reverter, na integra, para uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho mourense.

Este ano, a Câmara Municipal vai atribuir o donativo à Associação Sobralense de Apoio ao Idosos (ASAI), com sede em Sobral da Adiça.

O executivo justifica a sua escolha, dizendo que “temos uma população idosa que necessita de qualidade nos serviços que recebe das instituições de apoio à terceira idade”.

Para ajudar a contribuir para esta causa, pode adquirir o “Gorro Saltitão” no Posto de Turismo de Moura, no recinto do Castelo.

“A ASAI tem como missão prestar apoio à terceira idade, através das respostas sociais de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). A oportunidade da fundação desta instituição surgiu em 1998 e a iniciativa partiu do executivo da Junta de Freguesia em funções na altura, tendo sido apoiada por muitos sobralenses”.

“A 14 de abril de 1999 os estatutos da ASAI foram registados, tendo esta passado a ser uma IPSS. Em 2001 foi adquirida uma moradia na Rua Francisco Lopes para instalação do Lar de Terceira Idade. Foram realizadas obras necessárias ao funcionamento desta valência, que foi inaugurada em 2002”.

“Atualmente a ASAI presta apoio a 40 utentes, nas várias respostas sociais que disponibiliza”.