Município de Beja galardoado com Bandeira Verde ECO XXI 2020

O Município de Beja foi distinguido com o Galardão Bandeira Verde ECO XXI.

A sessão de entrega do galardão decorreu, na semana passada, em formato virtual e contou com a presença de Inês Costa, Secretária de Estado do Ambiente, e Jorge Botelho, Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local.

 No Alentejo, para além de Beja, também Avis e Alandroal foram distinguidos.

Este ano, foram apresentadas 62 candidaturas provenientes de todas as regiões do país, das quais 56 conquistaram a Bandeira Verde ECO XXI.

Este programa, implementado desde 2005, pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.

Em 2020 o EcoXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das alterações climáticas e saúde e bem-estar, sendo ainda considerados temas como a educação para a sustentabilidade, cidadania, participação e governança, ordenamento do território, gestão e conservação da floresta; qualidade do ar, mobilidade sustentável e turismo sustentável, entre outros.