A Câmara Municipal de Odemira tem abertas candidaturas aos apoios previstos no Regulamento Municipal de Apoio à Atividade Cinegética do município.
As candidaturas decorrem até ao dia 16 de setembro e podem ser efetuadas através do site do município de Odemira.
A autarquia explica, em nota de imprensa, que o regulamento visa a conservação do meio ambiente, o restabelecimento do equilíbrio ecológico e a preservação da fauna e flora.
Além disso, o documento visa a criação e melhoria das condições que possibilitam o fomento das espécies cinegéticas e a gestão sustentável dos recursos cinegético, a defesa da floresta contra incêndios, a segurança alimentar e a defesa sanitária, a promoção e valorização dos produtos cinegéticos e a compatibilização da caça com as restantes atividades económicas do meio rural.
O município de Odemira sublinha que “tem vindo a desenvolver medidas para valorizar, promover e apoiar a atividade cinegética no concelho, onde se destaca o Regulamento Municipal de Apoio à Atividade Cinegética, pioneiro a nível nacional”.
A mesma fonte adianta que “esta iniciativa tem por objetivo promover a exploração sustentável dos recursos cinegéticos presentes nas 139 Zonas de Caça (ZC) localizadas no concelho de Odemira, das quais 28 zonas de caça municipal (ZCM), 90 zonas de caça associativa (ZCA) e 21 zonas de caça turística (ZCT)”.
A autarquia recorda, ainda, que “nos serviços municipais existe um Gabinete Cinegético, para valorização de produtos, prestação de apoio técnico às entidades gestoras, promoção de ações de formação, colóquios e conferências e gestão do Regulamento Municipal de Apoio à Atividade Cinegética”.