Município de Odemira manifesta “profundo pesar” pela morte de bombeiro

Município de Odemira manifesta “profundo pesar” pela morte de bombeiro

O Município de Odemira, no distrito de Beja, lamentou hoje a morte do bombeiro da corporação local que estava internado no Hospital de São José, em Lisboa, na sequência do despiste de um veículo de combate a incêndios.

Numa nota publicada nas redes sociais, os órgãos municipais do concelho de Odemira manifestaram publicamente “o mais profundo pesar pelo falecimento do bombeiro da corporação de Bombeiros Voluntários de Odemira, Dinis Conceição”.

Na nota de pesar, endereçam “as mais sentidas condolências” aos familiares, amigos e a toda a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou “profunda consternação” por esta morte, referindo que tem “acompanhado de perto” a situação dos bombeiros feridos naquele despiste.

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa transmite a sua solidariedade e condolências à família enlutada, bem como ao Corpo de Bombeiros de Odemira e agradece a dedicação e espírito de missão demonstrada por todos os soldados da paz”, lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet

Hoje, também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, expressou “profunda consternação” pela morte do bombeiro voluntário de Odemira que estava internado no Hospital de São José e enviou condolências à família e à sua corporação.

“Recebi com profunda consternação a notícia da morte do bombeiro Dinis Conceição, que se encontrava ao serviço na Associação dos Bombeiros Voluntários de Odemira. Deixo as minhas condolências e solidariedade à família e a toda a corporação”, escreveu Luís Montenegro na rede social X.

Residente na freguesia de São Luís, o bombeiro estava integrado numa das equipas de intervenção permanente (EIP) de Odemira, composta por cinco elementos, que, na quarta-feira, foi chamada a intervir “numa queimada autorizada” em Saboia, no interior do concelho de Odemira, que “se descontrolou”.

“Tinham feito [o trabalho] e regressavam a casa” quando o veículo de combate a incêndios se despistou provocando ferimentos aos cinco bombeiros, explicou à Lusa o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Odemira, António Camilo.

Deste acidente resultaram mais três feridos graves, um dos quais foi transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e outros dois para o Hospital de Portimão.

Um outro bombeiro que tinha sido transferido para o Hospital de Beja regressou, entretanto, a casa.

A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e os Secretários de Estado da Administração Interna e da Proteção Civil, Telmo Correia e Paulo Simões Ribeiro, respetivamente, também emitiram uma nota de pesar.

A Ministra e os Secretários de Estado da Administração Interna enviam, “em nome individual e em representação do Ministério, uma palavra de solidariedade e sentidos pêsames às famílias, amigos e colegas deste profissional que, pela sua dedicação, brio e entrega, pautou a sua curta vida em prol do próximo. Por este motivo, Portugal e os portugueses devem, nestas tristes circunstâncias, expressar uma sentida homenagem e um reconhecimento coletivo a este bombeiro voluntário, que perdeu a vida após o cumprimento da sua Missão”.

O Ministério da Administração Interna “endereça também votos de rápida recuperação aos outros quatro operacionais dos Bombeiros Voluntários de Odemira, os quais estiveram também envolvidos no acidente rodoviário de quarta-feira à noite”.

Rádio Pax / Lusa

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

PS Serpa
23/07/2025
Candidato socialista apresenta medidas para valorizar Bombeiros de Serpa
23/07/2025
PS recandidata Dário Guerreiro em São Teotónio
23/07/2025
PCP questiona governo sobre obras de ampliação do Hospital de Beja
22/07/2025
Chega apresenta candidatos a Vila Nova de S. Bento e Pias
22/07/2025
Chega anuncia candidatos a Vidigueira e Safara
22/07/2025
Deputado do Chega denuncia “atentado” ao direito à saúde em Odemira
21/07/2025
BE defende revitalização de Quintos
21/07/2025
Deputado do Chega questiona governo sobre encerramento de Cuidados Continuados