Município de Ourique com taxa de 0% de spread

Pelo segundo ano consecutivo o município beneficia de uma taxa de 0% ao abrigo do programa a que aderiu para redução de uma parte da dívida.  O valor contratado foi de 2,5 milhões de euros dos quais já pagou 1,6 milhões.

“Esta distinção ocorre na avaliação do cumprimento integral dos compromissos financeiros da autarquia, bem como dos esforços concretizados de redução da dívida e dos prazos de pagamento”, refere a autarquia.

A atribuição desta taxa confirma, segundo o município, “a avaliação de uma entidade governamental aos métodos de administração da autarquia, com total transparência e rigor na gestão dos dinheiros públicos, que é igualmente enaltecida por outras entidades externas e reconhecida como um modelo de gestão autárquica”.

Como exemplo destaca a antecipação do pagamento da prestação de Junho do PREDE, no valor de cerca de 117 mil euros.

Pedro do Carmo, presidente da Câmara de Ourique, fala em “seriedade e rigor”.

O município lembra que nos últimos 10 anos reduziu em cerca de 66% a dívida financeira, de cerca de 22,5 milhões de euros para cerca de 7,2 milhões de euros, ou seja, menos 15,3 milhões. A Câmara prevê que “no final de 2015 o valor reduzido da dívida será de 70%, em face do valor de 2005”.

Pedro do Carmo acrescenta que Ourique já é “contribuinte líquido” do fundo de apoio para as autarquias em dificuldade.