Município de Serpa promove V Jornadas Municipais da Educação

O Município de Serpa promove a partir de amanhã e até 21 de janeiro, a 5ª edição das Jornadas Municipais da Educação, sob o mote “Criar Laços na Educação”, que inclui oficinas, formações, teatro e cinema.

A vereadora da Cultura, Odete Borralho, destaca que “o tema foi escolhido por considerarmos que no processo ensino aprendizagem é fundamental que as emoções e os afetos sejam considerados variáveis que são pilares na relação de ensinar e de aprender”.

A programação, adaptada ao período em que vivemos, inclui iniciativas on-line.

Amanhã, segunda-feira, e nos dias 12 e 15 realiza-se on-line a oficina “Educar com Sentido: O Património como ponto de partida para projetos educativos ambiciosos”, pela Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), dirigida aos profissionais de educação de infância do concelho.

No dia 14, Magda Gomes Dias, da Escola da Parentalidade e Educação Positivas, dinamiza uma oficina on-line sobre “Como Educar Crianças Felizes”, dirigida à comunidade, famílias e educadores formais. As inscrições, limitadas, podem ser efetuadas através do site da autarquia serpense.

Odete Borralho esclarece que apesar das restrições que vivemos em tempos de pandemia, a Câmara Municipal de Serpa, respeitando todas as regras de segurança exigidas, irá realizar duas ações presenciais “por considerar importante que a comunidade educativa, professores e alunos, possam ter acesso a dois momentos culturais relacionados com a formação em cinema e a importância desta arte para a formação individual.”

A primeira delas será, no dia 20, a formação “O Cinema: Ver, Ouvir, Sentir”, destinada aos docentes de todos os grupos disciplinares, é desenvolvida por “Os Filhos de Lumière – Associação Cultural”.

No dia 21, o Cineteatro Municipal de Serpa acolhe as projeções do filme “Uma Pedra no Bolso”, do realizador Joaquim Pinto, seguida pela projeção de filmes realizados pelos alunos do Projeto Cinema.