Municípios abdicam de verbas para apoio ao empreendedorismo privado

Municípios abdicam de verbas para apoio ao empreendedorismo privado

A CIMBAL- Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo decidiu prescindir de 956 mil euros para desenvolvimento de projectos municipais a fim de reforçar o pacote de ajudas a investimentos privados no quadro do SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego.

A anúncio foi feito ontem por Jorge Rosa. O presidente da CIMBAL considera que a decisão vai viabilizar a aprovação de mais candidaturas ao programa que tem, neste momento, em fase de avaliação 35 projectos de investimento.

A viabilização das candidaturas necessita de uma verba superior a 3 milhões de euros, que não está disponível. A decisão da CIMBAL permite que este montante caia para pouco mais de 2 milhões de euros.

Jorge Rosa espera que a autoridade de gestão do “Alentejo 2020” encontre uma “solução” que “permita viabilizar as candidaturas elegíveis”.

Os primeiros seis contractos de investimento do país foram assinados ontem, em Beja, entre a CIMBAL, a Comissão Directiva do “Alentejo 2020” e os empresários da região.

Com um montante de 1,4 milhões de euros e uma comparticipação na ordem de 650 mil euros, os investimentos previstos para os concelhos de Beja, Mértola e Aljustrel vão permitir a criação de 16 postos de trabalho.

O Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego vai apoiar investimentos em alojamento local, numa clinica dentária, num office center, numa vulcanizadora e na implementação de uma rede de quiosques de comida de rua.

O presidente da CIMBAL considera projectos importantes numa região com “dificuldades em atrair investidores”.

De acordo com Jorge Rosa, o Sistema de Incentivos é um “sucesso”. No Baixo Alentejo foram candidatados investimentos na ordem dos 9 milhões de euros.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Nasce em Beja um novo Grupo Coral!
Tragédia na estrada de Baleizão: motorista morre e autocarro capota com passageiros a bordo (Fotogaleria)
Caso do lar de Selmes: sentença de Manuel Narra e Helena d’Aguilar só será conhecida na sexta-feira
Grande Entrevista: Gonçalo Valente anuncia milhões para Beja, revela prazos para a A26 e a ferrovia e deixa aviso ao seu Governo
5
Serpa: homem de 40 anos perde a vida em violento despiste de moto-quatro
Rodoviária do Alentejo "está a avaliar" origem do acidente com autocarro em Beja
Incêndio em Beja obriga a reforçar meios: 28 operacionais combatem chamas em Santa Vitória e Mombeja
Fugitiva internacional escondia-se em Beja: PJ captura mulher condenada por tráfico sexual

Recomendado para si

Habitação
24/07/2026
Beja em contraciclo na área do arrendamento
Turismo
16/07/2026
Nova Iorque rendida aos sabores do Alentejo
14/07/2026
Beja lidera subida das insolvências no país
Turismo
14/07/2026
Turismo nacional continua a sustentar o Alentejo
Turismo
10/07/2026
Alentejo das regiões do país com maior crescimento turístico em 2025
Castro Verde
04/07/2026
Castro Verde valoriza comércio nos meses de verão
Alqueva
03/07/2026
Alqueva abre portas ao mundo: Governo quer levar produtos do Alentejo a um mercado com 255 milhões de consumidores
01/07/2026
Rendas aumentam no Baixo Alentejo 14,6%