Nova plataforma online ajuda pequenos produtores

0

O projecto foi lançado pela MyFarm, empresa nascida no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).

A Adelaide.farm assume-se como uma iniciativa que “quer, acima de tudo, ajudar os pequenos produtores através da economia social colaborativa”.

De acordo com os promotores “os pequenos produtores, a braços com a concorrência de agricultores de maior dimensão não conseguem vender os seus produtos. No entanto produzem de forma responsável e têm produtividades iguais ou superiores às explorações de larga escala”.

O escoamento dos stock e as entregas são da responsabilidade da equipa da plataforma Adelaide.farm, em colaboração com os agricultores locais que se queiram envolver.

Do valor final do produto, mais de metade é para o produtor.

Os consumidores podem ter acesso a produtos nacionais de época, que serão entregues em locais perto de suas casas, no dia em que são colhidos. Os consumidores, tem acesso direto aos produtores e às suas hortas e podem escolher duas modalidades para fazer as suas compras: hortas virtuais (extensão de terreno onde plantam virtualmente o que querem, num período que vai dos três aos doze meses) e mercearia (cabazes originais com produtos dos diversos “Produtores Adelaide”).

Na Adelaide.farm, os profissionais da restauração ou retalho terão um acesso privilegiado, para comprar produtos em maiores quantidades.