A Assembleia vai apresentar um pedido de esclarecimentos ao Governo.
De acordo com uma moção apresentada pelos eleitos socialistas e aprovada por unanimidade, em Junho passado foi publicado no portal “Portugal 2020”, o Aviso de Concurso para a Apresentação de Candidaturas aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª Geração.
O aviso refere que “para efeitos de financiamento são elegíveis os Contratos Locais de Desenvolvimento Social localizados nas regiões NUTS II do Norte, Centro e Alentejo e inseridos nos territórios identificados ” num anexo onde não figura o concelho Odemira.
No Alentejo Litoral, apenas Sines é considerado território elegível para apresentação de candidatura. No distrito de Beja são elegíveis os concelhos de Beja, Moura, Aljustrel, Almodôvar, Ourique e Barrancos.
Segundo a Assembleia Municipal, verifica-se um índice de envelhecimento das freguesias do interior do concelho três vezes superior ao índice de envelhecimento nacional.
O elevado isolamento físico e social da população idosa traduz-se muitas vezes em indicadores sociais desfavoráveis. O elevado número de imigrantes existentes no concelho de Odemira que, segundo dados de 2013, representam 12,4% do total da população. Assim, no entender da Assembleia Municipal de Odemira, o concelho reúne condições para beneficiar do acesso aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª Geração.