A Câmara Municipal de Odemira aprovou o Orçamento para o próximo ano no valor de 63,1 milhões de euros, estando previstos investimentos na rede viária, habitação, educação, reabilitação urbana, cultura/património e nas indústrias criativas.
O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2024 foram aprovados, por maioria, na reunião de Câmara, com cinco votos a favor do PS e dois votos contra da CDU. Na sessão da Assembleia Municipal, a proposta foi aprovada com 20 votos a favor do PS, 8 votos contra da CDU, uma abstenção da CDU, duas abstenções da Coligação Juntos Cumprir Odemira PPD/PSD-CDS/PP, uma abstenção do Bloco de Esquerda e uma abstenção da Iniciativa Liberal.
De acordo com a autarquia, “o orçamento municipal de Odemira de 2024 representa um aumento significativo em relação ao orçamento de 2023 (na ordem dos 11,2 milhões de euros) […]”.
Para a Câmara, trata-se do “maior orçamento municipal de sempre em Odemira e um dos maiores de todo o Alentejo”, o que representa “uma mudança estrutural na dimensão orçamental da Câmara Municipal, bem como a consolidação de Odemira como um dos Municípios de estrutura média em Portugal, em termos de transferências diretas do orçamento do estado para as autarquias”.