Ourique tem 1,3 milhões de euros para electrificação rural

O Município de Ourique, a EDP Distribuição e a Secretaria de Estado da Energia acertaram um conjunto de intervenções que permitem levar energia eléctrica a edificações e a explorações dispersas pelo concelho.

Os acordos, assinados hoje na presença do Secretário de Estado da Energia, João Galamba, permitem avançar com a primeira fase do processo de electrificação rural.

O investimento, a desenvolver em duas fases, ronda os 1,3 milhões de euros.

A primeira fase prevê a construção de 8km de linhas aéreas de Média Tensão e de 9km de redes aéreas de Baixa Tensão, bem como a instalação de 11 Postos de Transformação. O investimento ronda os 500 mil euros e vai beneficiar diversos montes de todas as freguesias do concelho de Ourique.

“A valorização do potencial rural é um dos pilares da afirmação estratégica do Município de Ourique, tendo em conta os riscos e as oportunidades geradas pelo Montado e pela Fileira do Porco Alentejano” revela a Câmara.

“O projecto reflecte a aposta do Município na valorização do território, no apoio às actividades económicas e na qualidade de vida dos Ouriquenses”, adianta Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique.

A primeira fase do projecto será desenvolvida ao longo do próximo ano. Depois de concluído este investimento, a maioria do território do concelho de Ourique terá electrificação.