PCP exige reabertura da extensão de saúde localizada na Mina de S. Domingos

Depois de obras de reabilitação, a única extensão de saúde, existente no concelho de Mértola, além do Centro de Saúde da vila, continua encerrada. O PCP exige a reabertura imediata deste equipamento localizado na Mina de São Domingos, na freguesia de Corte do Pinto.

Uma situação que os deputados comunistas dizem gerar “ansiedade na população” com a agravante da pandemia da Covid-19, uma vez que, “para aceder aos cuidados de saúde, os habitantes (maioritariamente idosos) da Mina de São Domingos e de Corte do Pinto são obrigados a deslocar-se a Mértola em transporte público, que tem uma oferta reduzida, saindo pela manhã e regressando à tarde”.

João Dias, deputado do PCP eleito por Beja salienta as características muito específicas do concelho, com uma população envelhecida, com mais de 140 localidades dispersas por um concelho que apresenta dificuldades em termos de transporte. 

Além disso, o parlamentar recorda que é preciso dar resposta ao acréscimo de pessoas na freguesia de Corte do Pinto, em particular, no verão, que procuram e visitam a Praia da Tapada Grande, na Mina de S. Domingos.

Em comunicado, o PCP afirma que “a população, perante a insensibilidade dos responsáveis no que respeita à necessidade de assegurar os cuidados de saúde na extensão de saúde, através da Comissão de Moradores já se manifestou contra o inexplicável encerramento da extensão de Centro de Saúde na Mina de São Domingos e exige a sua imediata abertura”.

Nesse sentido, a Assembleia da República recomenda ao Governo, que seja imediatamente reaberta a extensão de saúde do Centro de Saúde de Mértola na Mina de São Domingos, procedendo à necessária dotação de recursos humanos.

Além disso, é recomendado que o Governo “incremente a resposta em saúde na extensão de saúde da Mina de São Domingos do Centro de Saúde de Mértola, particularmente, no período balnear com alargamento de horários incluindo abertura aos fins de semana.

É, ainda, recomendado que sejam atribuídos médico e enfermeiro de família a toda a população do concelho de Mértola e reforçado o número de trabalhadores no centro de Saúde de Mértola. As declarações são de João Dias.