Pecuária preocupa João Ramos

O deputado do PCP eleito por Beja reuniu com várias organizações do distrito para inteirar-se dos problemas da seca na perspectiva do consumo humano, agrícola e pecuário.

João Ramos encontrou-se com a Águas Públicas do Alentejo, com a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva e com a Cooperativa Agrícola do Guadiana.

O parlamentar ficou a saber, da parte da Águas Publicas do Alentejo, que está assegurado o abastecimento de água às populações, ainda que existam problemas pontuais. A EDIA garantiu o fornecimento de água ao sector agrícola.

Os investimentos públicos feitos em Alqueva e na beneficiação da rede de distribuição de água permitem hoje à região “resistir” de outra forma a fenómenos como a seca, realça João Ramos.

No sector pecuário os problemas agravam-se. Os produtores continuam a transportar água para os animais. Sem pastagens, a alimentação é feita com recurso a palhas e rações armazenadas. Os stocks estão a esgotar-se. João Ramos afirma que se o problema persistir, serão necessárias “medidas adicionais” para os criadores.