Pedro do Carmo defende fileira do Porco Alentejano face aos impactos da pandemia

Pedro do Carmo defende fileira do Porco Alentejano face aos impactos da pandemia

“A pandemia está a provocar relevantes impactos negativos no escoamento da produção da fileira do Porco Alentejano”, denuncia Pedro do Carmo, em comunicado. O deputado do PS eleito por Beja reuniu com “representantes do sector”.

Segundo Pedro do Carmo, os impactos negativos, verificam-se, em particular, “nas vendas para o mercado espanhol tradicionalmente comprometido com a aquisição dos produtos de excelência da produção regional em regime de montanheira”.

“Face ao bloqueio existente, decorrente da redução da procura dos consumidores e das necessidades da indústria de transformação de produtos de qualidade derivados da raça de porco alentejano criado nos Montados da Região”, o parlamentar reuniu-se com representantes do setor e procedeu a um conjunto de iniciativas que permitiram a disponibilização de um sistema de apoio às raças autóctones neste contexto excecional da pandemia, aplicável à fileira do Porco Alentejano”.

Pedro do Carmo explica que os impactos no sector do porco alentejano devido à pandemia são “gravíssimos” e que está a proceder-se a um trabalho em conjunto com as associações representativas do sector para encontrar junto sistema bancário uma solução imediata.

Pedro do Carmo afirma que a longo prazo poderão existir, igualmente, impactos significativos, se não se assegurar um apoio imediato aos criadores. O deputado socialista diz mesmo que em causa poderá estar, em limite, a extinção da raça.

O objetivo deste apoio é “mitigar os impactos negativos da ausência dos mesmos níveis de procura dos animais, procurando gerar um ambiente que permita a sustentabilidade das produções e das empresas, de modo a salvaguardar a capacidade produtiva do mundo rural de produtos diferenciadores e com potencial de exportação”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

turismo
16/05/2025
Espanha é o principal mercado turístico externo do Alentejo
Eurorregião
08/05/2025
Eurorregião Alentejo Algarve Andaluzia discute futuro em Mértola
Castro Verde
08/05/2025
Castro Verde: Câmara com pré-candidaturas para aquisição de lotes na Zona Empresarial
Ferreira do Alentejo
04/05/2025
Projeto ligado à amêndoa vai criar 50 postos de trabalho em Ferreira
04/05/2025
Beja: Bairro Comercial Digital arrancará em setembro
Ovibeja
04/05/2025
Ovibeja é motivo de "orgulho" para a Turismo do Alentejo
Ovibeja
02/05/2025
Empresários do Baixo Alentejo promovem negócios na Ovibeja
turismo
30/04/2025
Alentejo reforça presença no mercado norte-americano com Roadshow nos EUA