Petições sobre o Alentejo discutidas hoje na Assembleia da República

As Petições da Plataforma Alentejo e do movimento AMAlentejo vão ser discutidas hoje na Assembleia da República, bem como vários projetos de resolução relativos às acessibilidades.

Recorde-se que a Plataforma Alentejo apresenta “um conjunto de prioridades para o desenvolvimento sustentável da região”.

A Petição da AMAlentejo, iniciativa de José Soeiro, consiste na eletrificação e modernização da Linha do Alentejo, “como uma prioridade de interesse nacional”.

Claudino Matos, representante da Plataforma Alentejo, reforça a necessidade de renovação das vias férrea e rodoviária no interior do Baixo Alentejo.

Além das petições, serão apresentados alguns projetos de resolução relacionados com as mesmas temáticas.

O PCP apresenta dois projetos de resolução. Um deles consiste numa estratégia integrada de acessibilidades do Alentejo enquanto instrumento de promoção da coesão e desenvolvimento territorial.

O outro projeto está relacionado com modernização e eletrificação de toda a Linha do Alentejo, propostas também apresentadas pelo PAN e BE.

O PCP apresenta também um projeto para a Reativação do Ramal Ferroviário de Aljustrel.

O Chega apresenta um projeto de resolução para a criação de uma estratégia integrada de acessibilidade e mobilidade do Alentejo nas ligações nacionais e internacionais.

Os projetos de resolução vão ser votados na próxima sexta-feira.