O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a recente nomeação para a vice-presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo com o pelouro da Cultura.
A iniciativa parlamentar foi dirigida ao ministro da Economia e da Coesão Territorial e ao Ministério da Cultura, depois da decisão de não reconduzir Ana Paula Amendoeira no cargo, tendo sido nomeado Henrique Sim Sim para a função.
Em comunicado, o partido considera que a substituição não resulta de critérios de eficácia administrativa, defendendo que a escolha tem natureza política. O Bloco de Esquerda sublinha ainda que o novo responsável é vereador do PSD na Câmara de Évora e licenciado em Engenharia Zootécnica, apontando a inexistência de ligação profissional ao setor da Cultura ou do Património.
Já Ana Paula Amendoeira, recorda o partido, tem um percurso ligado à área do património cultural, incluindo trabalho no Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e na valorização do património megalítico do Alentejo.