Água para todos, água em marcha, casa ecológica, espaço lazer e spot da água são as cinco propostas da iPP- Iniciativa de Participação Pública promovida pela EMAS- Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja.
As propostas contemplam a instalação de bebedouro para pessoas e animais no Parque da Cidade de Beja, a instalação de bebedouro para consumo humano e “refill” na ciclovia de Beja, a construção de um espaço lúdico- pedagógico ambiental construído 100% com plástico reciclado, no Jardim Público da cidade, a concepção de uma zona de lazer com mobiliário urbano produzido com plástico reciclado, no Parque de Merendas, e a criação de um espaço público de lazer com ensombramento e difusores de água, no reservatório da Conceição de Beja.
As cinco sugestões apresentadas “resultam do contacto directo com a população”, explica a empresa.
A comunidade pode votar presencialmente na sede da EMAS ou através do Facebook da empresa. A proposta vencedora será a que tiver maior número de votos.
Rui Marreiros administrador executivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja explica que a iniciativa de participação pública surge após o sucesso do Orçamento Participativo, realizado no ano passado.
A iPP, “representa a estratégia integrada de políticas públicas para o ambiente desenvolvidas pela EMAS de Beja, num contexto em que as questões, como as “Alterações climáticas”, a “Economia Circular” ou o “Uso Eficiente da Água”, constituem um enorme desafio para o território”.
A votação decorre até dia 17 de Dezembro.