Casas no Baixo Alentejo mais caras do que nunca

Casas no Baixo Alentejo mais caras do que nunca

Os preços da habitação no Baixo Alentejo dispararam substancialmente. O preço por metro quadrado de alojamentos familiares em apartamentos chega aos 849 euros. Há cinco anos, em 2016, os valores fixavam-se nos 696 euros por metro quadrado.

Feitas as contas, um t3 com 120 metros quadrados custava em média, no Baixo Alentejo, 83 520 euros em 2016. Agora custa 101 880 euros.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), indicam, também, que no Alentejo, o preço dos apartamentos era de 864 euros por metro quadrado em março deste ano. Em período homólogo os apartamentos custavam 859 euros. Houve um aumento de cinco euros por metro quadrado.

 As moradias fixavam-se em março de 2021 nos 844 euros por metro quadrado, quando em março de 2020 tinham um valor de 767 euros. No espaço de um ano, os preços sofreram uma subida de 77 euros por metro quadrado.

José Ferreira, consultor imobiliário justifica estes valores com o “aumento da procura de casas, face à pouca oferta que existe”. Em seu entender, “há muita falta de construção”, principalmente de “apartamentos. Um fenómeno” que José classifica como “normal”, porque “quando há mais procura do que oferta, a tendência natural é para que os preços subam”.

Apesar das dificuldades, a procura recai sobre os apartamentos, porque, atualmente, as poucas “moradias que existem localizam-se em zonas mais periféricas”.

Na “caça” às novas habitações estão sobretudo os “casais jovens que procuram a sua primeira casa”, mas existe, também, quem procure um novo espaço “porque os filhos já saíram de casa dos pais”. Nessas situações, a meta é “vender a casa maior para conseguir comprar uma mais pequena”.

Na cidade de Beja, é nas zonas periféricas, como “Penedo Gordo, Cuba ou Salvada que se consegue encontrar valores mais baixos para a compra e arrendamento”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Alentejo
15/06/2026
Alentejo esteve na origem de uma das maiores ondas de calor de sempre em Portugal
Alentejo
15/06/2026
Alentejo abre cofres da inovação: 4,5 milhões de euros para empresas e tecnologia
Castro Verde
15/06/2026
Castro Verde paga para ganhar experiência: jovens recebem bolsa para trabalhar no verão
Vidigueira
15/06/2026
Vidigueira prepara três dias de festa, negócios e sabores na Feira de São Tiago
15/06/2026
Bispo de Beja quebra o silêncio e apela à união para salvar a Misericórdia de Serpa
14/06/2026
Banda Desenhada continua a marcar agenda cultural de Beja 
Ourique
14/06/2026
Câmara de Ourique aproxima jovens do mercado de trabalho durante o verão
13/06/2026
Beja: Praia Fluvial de Cinco Reis inicia época balnear