Esta edição conta com 66 projectos candidatos às sete categorias a concurso. Os Prémios contabilizam mais nove candidaturas que no ano passado. Promovida pela Turismo do Alentejo e Ribatejo, a iniciativa tem por objectivo “distinguir e divulgar a excelência da oferta que, de modo geral, tem contribuído para afirmar o destino nos mercados”.
Para além dos galardões, vão ser entregues algumas distinções e várias menções honrosas, assim como vão ser conhecidas as entidades e personalidades que a Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Agência Regional de Promoção Turística decidiram, extraconcurso, galardoar pelo trabalho desenvolvido em prol da promoção turística do destino.
O júri, presidido por José Manuel Simões (Centro de Estudos Geográficos/ Universidade de Lisboa), é constituído por António Lacerda (Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo), Armando Rocha (Sócio da Neoturis), Carina Monteiro (Publituris), Jaime Serra (Universidade de Évora), José Miguel Piçarra (Diário do Sul) e Teresa Ferreira (Turismo de Portugal).
A cerimónia de entrega dos prémios decorre na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz.