Alqueva, Aeroporto, Acessibilidades e Saúde foram os temas centrais do primeiro grande confronto desta campanha eleitoral no distrito de Beja.
Pedro do Carmo, cabeça-de-lista do PS, defendeu que, no próximo dia 4 de Outubro, os eleitores vão “julgar quem abandonou a região e as pessoas” e quem criou dificuldades ao interior. Pedro do Carmo considerou que os “baixo alentejanos não podem deixar-se enganar outra vez”.
Nilza de Sena assegurou que traz o Alentejo no coração. A número um da coligação “Portugal à Frente” (PSD/CDS-PP) quer fazer pelo Baixo Alentejo “um bom trabalho”. Se for eleita, promete ser a “embaixadora” da região em Lisboa.
O cabeça-de-lista da CDU lembrou que a 4 de Outubro os baixo alentejanos vão eleger deputados. João Ramos frisou que o deputado da CDU eleito por Beja foi “a voz do distrito na Assembleia da República, o que mais questões colocou e o que mais soluções apresentou”.
Mariana Aiveca disse que nestas eleições está em disputa “o fim da austeridade”. No entender da candidata do Bloco de Esquerda, é necessário libertar recursos para distribuir riqueza. O Bloco assegurou que tem propostas para a região.