O processo de revisão da Carta Educativa está integrado no projecto “Odemira Território Educativo OdeTE”. A nova versão pretende “reflectir a realidade socioeconómica do concelho, ser interactiva, passível de contributos externos e de permanente actualização”.
Ao longo do mês de Março foram promovidas sessões públicas de discussão para revisão do documento. Os vários contributos estão agora reunidos numa proposta que é apresenta hoje na Escola Secundária de Odemira, pelas 18 horas. Na quinta-feira a apresentação acontece na EB 2,3 de Colos e na sexta-feira no Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes.
Segundo a Câmara Municipal de Odemira, o grande objectivo da Carta Educativa é “afirmar Odemira como um território de excelência no ensino, desenvolvendo uma estreita parceria com as escolas e assente em metodologias participativas, na valorização do território enquanto educador, na valorização das competências não-formais e na utilização de ferramentas digitais de suporte à acção dos agentes educativos”.
Hélder Guerreiro, vice-presidente da autarquia, refere que que a revisão da Carta Educativa é “absolutamente determinante” dada a existência de nova legislação.