A Polícia de Segurança Pública está a levar a cabo, até 17 de abril, uma operação nacional de reforço da segurança nos hospitais, com ações de sensibilização, prevenção e fiscalização.
A operação “Saúde em Segurança” tem como objetivo prevenir comportamentos de incivilidade e reduzir a ocorrência de crimes em ambiente hospitalar, funcionando também como fator dissuasor.
Durante este período, a PSP intensifica o patrulhamento nas unidades de saúde e realiza ações de fiscalização, incluindo a verificação da legalidade de elementos de segurança privada em funções.
De acordo com dados mais recentes, em 2024 foram registadas mais de 2.500 situações de violência no setor da saúde, um aumento de 9% face ao ano anterior. A violência psicológica continua a ser a mais frequente, seguida da violência física e do assédio moral.
A PSP destaca a dimensão e complexidade deste setor, que envolve mais de 155 mil profissionais em todo o país, sublinhando a importância de garantir condições de segurança adequadas.
A operação insere-se no programa “Saúde em Segurança”, criado para promover uma cultura de prevenção, reforçar a presença policial e proteger profissionais e utentes do Serviço Nacional de Saúde.