Regantes do Roxo avançam com investimentos na área da energia

A Associação de Beneficiários do Roxo, no concelho de Aljustrel (Beja), investiu 700 mil euros na ampliação da sua central fotovoltaica e pretende construir uma nova mini-hídrica, avaliada em três milhões de euros, à saída da albufeira.

As obras de inauguração da ampliação da central fotovoltaica do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo, avaliadas em 700 mil euros e financiadas pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, foram inauguradas hoje pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação de Beneficiários do Roxo (ABR), António Parreira, explicou que o investimento na ampliação da central fotovoltaica “é muito importante” para a instituição.

“Este projeto tem uma inovação, que são uns painéis que ficam sobre o canal condutor geral, que permitem receber energia diretamente do sol e energia refletida pela água. Se isto resultar, será muito importante”, disse.

António Parreira frisou que os novos painéis têm ainda “mais duas funções importantes”, nomeadamente “diminuir a evaporação da água e, ao mesmo tempo, combater as algas” existentes no canal condutor geral.

O presidente da ABR revelou que a empreitada ficou concluída “no final” de 2023 e que “vai ser ligada agora à rede, para poder começar a funcionar”.

Nos planos da associação, com sede na freguesia de São João de Negrilhos, no concelho de Aljustrel, e responsável pela gestão do perímetro de rega do Roxo, que beneficia mais de 8.500 hectares neste município e nos de Ferreira do Alentejo (Beja) e Santiago do Cacém (Setúbal), está também a criação de uma central mini-hídrica à saída da albufeira.

Trata-se de um investimento na ordem dos três milhões de euros, suportado com verbas próprias da ABR, que, segundo António Parreira, “poderá estar concluído em 2025”.

A criação da central mini-hídrica, juntamente com a central solar fotovoltaica, permitirá à associação produzir energia para consumo próprio e para distribuir a outros utilizadores locais, nomeadamente regantes, “a um preço mais reduzido”.

A par disso, e no âmbito da Comunidade de Energia Renovável do Roxo, criada em 2022, a associação poderá fornecer, a empresas locais, a energia remanescente a um custo mais reduzido face ao praticado pelos operadores energéticos.

Rádio Pax/ Lusa

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Alentejo
12/03/2026
Alentejo gera 1,3 mil milhões de euros e garante emprego a 55 mil pessoas
12/03/2026
Câmara de Beja apresenta projeto de dinamização da Casa da Cultura
Barragens
11/03/2026
Barragens no Alentejo acima dos 90%
11/03/2026
De promessa falhada em Beja a megafábrica em Sines: Alentejo volta a sonhar com indústria das baterias
10/03/2026
Saúde reforçada no Baixo Alentejo: novas unidades chegam a seis concelhos
10/03/2026
Polémica na Cultura no Alentejo: Bloco de Esquerda questiona nomeação na CCDR
Alentejo
09/03/2026
Revolução na CCDR Alentejo: novo modelo impõe dupla tutela e reforça poder regional
Alentejo
09/03/2026
Alentejo domina o ouro líquido: produção em Portugal sobe 320% acima do mundo