A Resialentejo, empresa intermunicipal de Valorização de Resíduos Urbanos do Baixo Alentejo, anuncia que vai investir 11,8 milhões de euros este ano, em diferentes áreas para cumprir com as metas ambientais do PERSU 2030.
A Resialentejo destaca, entre os investimentos previstos, a construção de uma nova Central de Triagem de Embalagens, que representa uma verba de mais de 5 milhões de euros.
“A infraestrutura irá permitir realizar a triagem das embalagens provenientes dos diferentes circuitos de recolha seletiva de materiais, nomeadamente ecopontos, ecocentros e circuitos de recolha seletiva Porta-a-Porta, para que possam ser encaminhadas para reciclagem”, esclarece a empresa.
A nova linha de triagem permitirá triplicar a capacidade de processamento da Resialentejo, que transformará três toneladas de materiais por hora.
A melhoria da capacidade de tratamento de resíduos indiferenciados, a expansão da rede de ecopontos, a ampliação do Aterro Intermunicipal, a par de intervenções para aumentar a capacidade do canil/gatil, são outros dos investimentos previstos.
A empresa promete ainda dar continuidade às campanhas de sensibilização e educação ambiental junto da comunidade e reforçar o seu quadro de recursos humanos.
A Resialentejo gere mais de 50 mil toneladas de resíduos urbanos.