A segunda fase do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, foi o tema central de uma reunião realizada na passada sexta-feira, envolvendo a Secretária de Estado da Saúde, Cristina Vaz Tomé, o deputado do PSD eleito por Beja, Gonçalo Valente, Paulo Arsénio representando a CIMBAL, e a Administração do Hospital.
Durante o encontro, a Secretária de Estado apresentou várias ideias para acelerar a execução das obras de remodelação e ampliação do Hospital. De acordo com Gonçalo Valente, a governante sugeriu algumas opções de financiamento que podem ser utilizadas através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), enquanto o restante dos fundos deverá ser assegurado pelo programa 2030.
O deputado Gonçalo Valente saiu da reunião com uma atitude bastante otimista, afirmando: “Desta vez é que é”, referindo-se à concretização das obras no Hospital José Joaquim Fernandes. O projeto discutido prevê que a ampliação esteja concluída até 2029, com a reabilitação finalizada até 2032.
Durante a sua visita, Cristina Vaz Tomé ficou sensibilizada com as condições atuais do Hospital de Beja, destacando a necessidade urgente de melhorar as instalações: “É indigno os profissionais trabalharem nestas condições. É urgente arranjar formas de terem um local de trabalho que os dignifique”, afirmou.