A candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Vidigueira, com o lema “Unidos por um Concelho Melhor”, manifestou o seu total repúdio pelo encerramento do Centro de Saúde de Selmes.
Em comunicado enviado à Rádio Pax, os socialistas classificam esta decisão como “injustificável, irresponsável e profundamente lesiva aos direitos da população”. Segundo a candidatura, trata-se de um grave retrocesso no acesso aos cuidados de saúde primários, penalizando sobretudo os grupos mais vulneráveis, como “idosos, crianças, pessoas com mobilidade reduzida e todas as famílias que dependem deste serviço essencial”.
O PS sublinha que o Centro de Saúde de Selmes tem sido, ao longo dos anos, “um pilar fundamental na promoção da saúde, na prevenção de doenças e no apoio direto à comunidade”. O encerramento, dizem, obrigará os utentes a deslocações dispendiosas, acentuando as desigualdades no acesso a cuidados de saúde.
Perante esta situação, a candidatura socialista exige que a Câmara Municipal de Vidigueira e a Junta de Freguesia de Selmes “não cruzem os braços” e assumam as suas responsabilidades. No mesmo comunicado, é feito um apelo direto para que estas entidades sigam o exemplo da Junta de Freguesia de Vila de Frades que, “quando confrontada com uma situação idêntica, conseguiu reverter o encerramento previsto, apresentando medidas concretas e eficazes, melhorando até as condições de acesso à saúde primária”.
Os socialistas de Vidigueira afirmam, ainda, que “a saúde é um direito, não um privilégio”, e recordam que garantir o acesso a cuidados primários também é uma obrigação do poder local. “Quando o Município de Vidigueira e a Junta de Freguesia de Selmes escolhem não agir, estão a ser cúmplices no desmantelamento dos serviços públicos”, acusam.
Face à gravidade da situação, o PS de Vidigueira anunciou ainda que solicitou, com carácter de urgência, uma reunião com a coordenadora do Centro de Saúde local, com o objetivo de obter esclarecimentos e procurar soluções que garantam um acesso digno e de proximidade aos cuidados de saúde para a população de Selmes.