Serpa tem um total de cerca de 22, 5 milhões de euros disponíveis para o Plano de Actividades e para o Orçamento para 2018.
No próximo ano, o Município vai continuar a reduzir a taxa de IMI- Imposto sobre Imóveis. A redução é de 1% face a 2017, ou seja passa de 0,32% para 0,31%.
A taxa relativa aos Prédios urbanos desce também para os 0,31% (quando a lei estipula um máximo de 0,45%). Os imóveis classificados como interesse público, de valor municipal ou património cultural vão sofrer uma redução de 50%.
Em relação aos prédios urbanos degradados a majoração é de 30% da taxa de IMI, à semelhança dos anos anteriores.
Com estas alterações, o Município pretende deste modo reduzir os encargos fiscais no concelho e fomentar a preservação do património e a revalorização urbana no Centro Histórico de Serpa.