Serpa lança empreitada para “Passadiços do Pulo do Lobo”

A Câmara Municipal de Serpa lançou o concurso para a empreitada de execução dos “Passadiços do Pulo do Lobo”. Com um valor base superior a 300 mil euros, a autarquia prevê a sua conclusão no final do próximo ano.

De acordo com o município, “o projecto é composto por três troços pedonais: uma escadaria com cerca de 300 degraus que desce a encosta em ziguezague através de patamares de descanso que funcionam como miradouros, e dois passadiços de madeira, em sentidos opostos ao longo da margem esquerda do rio. A estrutura integrará também três zonas de estadia, com miradouros sobre o Guadiana, e duas pontes, uma delas sobre a ribeira do “beco do pulo”.

 Com a criação dos Passadiços do Pulo do Lobo, a Câmara de Serpa “pretende criar uma estrutura de apoio à valorização e visitação do sítio do Pulo do Lobo, tornando acessível e confortável o acesso pedonal e permitindo o desfrute da margem do rio Guadiana nas imediações da cascata”.

Para além dos passadiços de madeira, serão também instaladas sinalética e estruturas interpretativas e informativas do espaço envolvente.

Com o objectivo de melhorar os acessos, o município intervencionou a Estrada Municipal 514 e o Caminho Municipal 1093. A intervenção consistiu na pavimentação em asfalto dos cerca de 6 km que estavam em terra batida.

Está ainda prevista a criação de um estacionamento e de uma zona de estadia para a ligação às estruturas.

A operação “Passadiços do Pulo do Lobo”, candidatada ao Alentejo 2020, foi aprovada pelo valor de cerca de 463 mil euros, sendo comparticipada pelo fundo da União Europeia FEDER, no montante de cerca de 320 mil euros.