O Município de Serpa viu aprovada uma candidatura no âmbito da adaptação às alterações climáticas.
“As medidas a adoptar actuam em dois domínios fundamentais: contrariar o efeito da ilha de calor nos espaços públicos e fazer uma gestão sustentável dos recursos hídricos”, explica o Município.
A candidatura inclui “a criação de uma estrutura de sombreamento sazonal, bem como planos de água e fontes, na Praça da República, em Serpa, a criação de corredores de ventilação e a respectiva nebulização nas ruas dos Cavalos, do Calvário, dos Fidalgos e das Portas de Beja, e a alteração do abastecimento do sistema de rega a partir da rede pública, para a utilização de águas subterrâneas, no Parque Desportivo Municipal de Vila Nova de São Bento (Campo de Futebol)”.
A mesma fonte adianta, ainda, que “paralelamente inclui acções de informação, sensibilização, divulgação e disseminação sobre estas intervenções e sobre a problemática das alterações climáticas”.
As medidas serão agora adoptadas pelo Município de Serpa e pretendem funcionar “como um modelo de boas práticas […]”.
A candidatura, com um custo total de mais de 310 mil euros, conta com uma comparticipação financeira da União Europeia, no âmbito do POSEUR, no montante de 234 674,25 euros.