Serviço de Tosquia de Ovinos cresce todos os anos diz ACOS

0
Foto: ACOS
Foto: ACOS

A adesão dos sócios da Associação de Agricultores do Sul (ACOS) ao serviço de Tosquia de Ovinos tem crescido de ano para ano.

A informação é revelada pela própria Associação.

No ano passado, foram tosquiadas mais de 142 mil ovelhas, o que corresponde a um aumento de mais 16 mil ovinos do que no ano anterior, ou seja, cerca de 13%.

No que diz respeito ao volume de lã, a ACOS produziu cerca de 350 toneladas para comercialização no mercado internacional, o que representa um crescimento na ordem das 50 toneladas face ao ano anterior.

De acordo com a ACOS, este serviço está integrado “numa parceria com uma cooperativa espanhola com dimensão e experiência consolidada no mercado internacional. Através deste sistema, a ACOS consegue preços mais compensadores comparativamente aos praticados na venda isolada por cada produtor, refletindo essa vantagem para os produtores aderentes ao serviço”.

Esta aposta tem como finalidade prestar “um serviço indispensável ao produtor de ovinos, obter melhores preços de venda da lã, envolver os criadores na produção de lã de qualidade e na maior diferenciação da lã por tipos”, sublinha a mesma fonte.

Miguel Madeira, Vice-Presidente da ACOS, responsável pelo Serviço de Tosquia e Lãs, frisa que encara esse crescimento com “otimismo” e sublinha que o número de ovelhas tosquiadas pela Associação é “bastante significativo”.