Sessões de grupo para grávidas e casais de regresso ao Hospital de Beja

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) revela que estão de regresso as sessões de grupo para grávidas e/ou casais.

Recorde-se que esta iniciativa que pretende, entre outros aspetos, minimizar a ansiedade vivida no momento do parto, assim como, em situações de urgência foi interrompida devido à pandemia.

Este projeto que, agora, regressa existe há 14 anos e é dirigido às grávidas com idade gestacional compreendida entre as 32 semanas e o final da gravidez e aos seus acompanhantes.

Além de promover a vinculação da grávida à maternidade, estas sessões presenciais pretendem melhorar a qualidade assistencial e permitir às grávidas que tenham uma experiência de parto positiva, minimizando inseguranças.

Documentação necessária numa situação de acesso ao serviço de forma urgente; os tipos de parto; métodos de alívio da dor; sinais de parto; ensinos de amamentação; horários de visitas; prestação do acompanhante são alguns dos temas abordados, tal como explica Maria José Nobre, enfermeira-chefe do Serviço de Obstetrícia da ULSBA.

A responsável revela, ainda, que além disso, é ainda feita uma visita pelas instalações, nomeadamente, à enfermaria, salas de parto e serviço de internamento de puérperas.

As sessões realizam-se, quinzenalmente, às quartas-feiras, pelas 14:00 horas, na sala de conferências da ULSBA com acompanhamento de duas enfermeiras da equipa da Maternidade, uma Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica e outra Generalista.

A participação nas sessões requer um agendamento prévio que pode ser feito através de contacto telefónico ou presencialmente, no Serviço de Obstetrícia da ULSBA.

Além disso, pode também ser feito através de referenciação dos profissionais de saúde de consultórios particulares ou através das consultas externas no Hospital de Beja.