Tomé Pires é candidato da CDU à Assembleia Municipal de Serpa

Tomé Pires, atual presidente da Câmara de Serpa é o candidato da CDU à presidência da Assembleia Municipal.

Natural de Pias e residente em Serpa é Engenheiro Técnico Civil de formação e foi coordenador na divisão de obras municipais da Câmara Municipal de Beja entre 2005 e 2008.

Em janeiro de 2009 assumiu funções de vereador da Câmara Municipal de Serpa. Resultado das eleições autárquicas de outubro de 2009, foi eleito novamente vereador da autarquia de Serpa e acumulou o cargo de Vice-presidente até novembro de 2012, data em que assumiu a presidência da Câmara. Nas eleições autárquicas 2013 e 2017 foi novamente eleito para o cargo de Presidente da autarquia.

No seu percurso de autarca tem pertencido a órgãos de gestão e participado na atividade de diferentes entidades, associações e organismos, designadamente, Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão do Ambiente, Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, Associação para o Desenvolvimento dos Municípios Olivícolas, Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, Rede Social/Plataforma Supraconcelhia do Baixo Alentejo, Associação para a competitividade e Inovação da Energia e Construção Sustentáveis, Rota do Guadiana – Associação de Desenvolvimento Integrado, Assembleia Distrital de Beja, Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, entre outros.

Foi também um dos responsáveis pela entrega da candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade à UNESCO, em Março de 2013. Foi presidente do Conselho de Administração da Resialentejo entre novembro de 2013 e abril de 2017 e atualmente é Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).