12°C
Scattered clouds

Trabalhadores intoxicados já tiveram alta hospitalar

Os 41 trabalhadores do Call Center da PT que na segunda-feira deram entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, com vómitos, dores abdominais, náuseas e desmaios regressaram a casa ainda durante o dia de ontem.  
Trabalhadores intoxicados já tiveram alta hospitalar

Os casos de intoxicação foram registados depois de no sábado já terem sido assistidos 17 funcionários com os mesmos sintomas.

A Portugal Telecom vai abrir uma auditoria interna ao caso.

Entre sábado passado e ontem, segunda-feira, cerca de 60 funcionários do “Call Center” da PT em Beja tiveram que ser assistidos no hospital após apresentarem queixas de ardor nos olhos, náuseas, tonturas, dores de cabeça, comichão e dores abdominais. O edifício acabou por ser evacuado ontem e mantém-se encerrado.

Em comunicado de imprensa a PT Portugal adianta que “foi realizada uma intervenção regular de desinfestação no edifício do contact center da PT Portugal em Beja, por uma empresa credenciada para o efeito”. Após o sucedido, a PT Portugal diz que realizou “a limpeza exaustiva dos aparelhos de ar condicionado, dos espaços e o seu arejamento prolongado e de imediato iniciou um processo de averiguação do sucedido”. A empresa diz ainda que vai efectuar uma auditoria interna “com objetivo de averiguar a origem das más disposições causadas nos trabalhadores daquele edifício”.

Recorde-se que no Call Center da PT, em Beja, registaram-se na tarde desta segunda-feira novas intoxicações. O alerta foi dado pouco depois das 14 horas.

Pela sala de triagem, instalada no edifício, passaram 44 funcionários. Destes, 41 foram conduzidos ao Hospital José Joaquim Fernandes com vómitos, dores abdominais, náuseas e desmaios, os sintomas apresentados pelos 17 colegas que foram hospitalizados no último sábado.

Ao que tudo indica a intoxicação foi provocada por uma desinfestação de piolhos de pombos no 3.º e no 4º andar do edifício, local onde trabalham cerca de 400 funcionários e que ocorreu na madrugada da passada sexta-feira levada a cabo por uma empresa externa à PT.

No local estiveram seis corporações de Bombeiros da região, nomeadamente de Beja, Ourique, Alvito, Serpa, Aljustrel e Castro Verde, PSP de Beja e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Mais de trinta homens prestaram socorro às vítimas, entre as quais um enfermeiro e um técnico de saúde da ambulância de suporte imediato de vida de Castro verde (SIV) e da VMER do INEM estacionada no Hospital de Beja, com um médico e um enfermeiro.

Em declarações à Rádio Pax, Pedro Barahona, 2.º comandante dos Bombeiros de Beja, confirmou que “a causa das intoxicações tem a ver com um produto tóxico utilizado na desinfestação do edifício para combater uma praga de piolhos de pombo”.

A PT mantém o edifício encerrado nesta terça-feira e não reabrirá “enquanto não estiverem reunidas as condições de segurança para os trabalhadores” .

Também a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) está a proceder a averiguações.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Acidentes
11/06/2024
“Viajar sem pressa” termina hoje
Arraiolos
09/06/2024
“O Tapete está na Rua” capta novos visitantes a Arraiolos
Castro Verde
09/06/2024
Castro Verde: Formação “Liderança e Gestão de Equipas” com inscrições abertas
Odemira
31/05/2024
Odemira ensina fazer Viola Campaniça e a entrelaçar o esparto
Mértola
26/05/2024
Agrupamento de Escolas de Mértola tem novos equipamentos digitais
serpa
22/05/2024
Programa Serpa 22-05-2024
publicidade
05/05/2024
As principais entidades da 40ª Ovibeja (Publicidade)
Pavilhão das Aves
04/05/2024
Pavilhão das Aves: Uma atração de destaque na Ovibeja