Esta empreitada vai dotar de energia eléctrica 35 montes e explorações agrícolas daquele concelho. A intervenção vai iniciar-se nos Montes do Benfica, Roncanho, Eira Nova e Velha e Monte Novo da Ponte. O projecto resulta de uma parceria entre a Câmara de Castro Verde, EDP e proprietários e arrendatários de explorações agrícolas, estabelecida em Fevereiro passado, e
assenta numa base tripartida, envolvendo os proprietários, que suportarão parte dos custos.
De acordo com a autarquia a obra tem um custo superior a um milhão de euros e pretende “contribuir para a competitividade da agricultura e dos territórios rurais, da melhoria das condições de vida e de trabalho da população, bem como do reforço da rentabilidade dos espaços rurais e dos recursos naturais.”
Francisco Duarte, presidente da Câmara de Castro Verde, assegura que a data de início da obra “não é da responsabilidade” da autarquia. O autarca explica que a electrificação rural é “fundamental” para a “rentabilidade de algumas práticas agrícolas” e para “manter a residência dos agricultores nas suas explorações”.