Esta segunda-feira, pelas 18 horas, o CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes) vai promover uma ação de sensibilização sobre o tráfico de seres humanos, numa iniciativa integrada no seu projeto de itinerância e em parceria com o Município de Cuba.
A sessão terá lugar no edifício da antiga escola Pré-Primária, em Cuba, e será dinamizada pela Equipa Multidisciplinar Especializada para a Assistência a Vítimas de Tráfico – EME Alentejo.
Dirigida à comunidade migrante residente no concelho, esta ação pretende clarificar o que é o crime de tráfico de seres humanos, dando a conhecer as suas causas, as etapas do processo e as diferentes formas que pode assumir. O objetivo é informar, prevenir e capacitar os cidadãos migrantes, promovendo a sua proteção e contribuindo para o combate eficaz a este fenómeno.
Recorde-se que o CLAIM, coordenado pela Cáritas Diocesana de Beja, funciona como um projeto itinerante nos concelhos de Beja, Ferreira do Alentejo, Cuba, Vidigueira, Alvito e Aljustrel. A sua missão passa por reforçar o sistema de asilo e acolhimento, promover a inclusão socioeconómica de nacionais de países terceiros, combater a migração irregular e aumentar a solidariedade entre os Estados-Membros da União Europeia.
Este centro trabalha em articulação com a AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, as autarquias locais, empregadores agrícolas, entidades governamentais e organizações não-governamentais com intervenção na área das migrações.
O CLAIM oferece atendimento personalizado e respostas de proximidade nas áreas de regularização e nacionalidade, reagrupamento familiar, trabalho, saúde, educação e formação profissional, segurança social, retorno voluntário, apoio social e promoção da interculturalidade.
Através destas ações, o projeto pretende gerar uma dinâmica de conhecimento, reflexão e intervenção sobre as migrações, promovendo a mediação entre a comunidade migrante e a comunidade de acolhimento e mobilizando todos os agentes envolvidos neste processo.
O CLAIM assume-se, assim, como uma estrutura de apoio, partilha e boas práticas, essencial para a integração digna e eficaz dos migrantes no território local.