Turismo com dificuldades no Alentejo: falta de casas e salários baixos afastam trabalhadores

A dificuldade em encontrar habitação e o elevado custo de vida estão a tornar-se nos principais entraves à fixação de trabalhadores no setor do turismo no Alentejo. O alerta é deixado pelo presidente da entidade regional de turismo, que aponta estes fatores como decisivos para a escassez de recursos humanos na região.

José Manuel Santos defende que, sem uma resposta eficaz ao problema da habitação, será cada vez mais difícil atrair e manter profissionais qualificados, sobretudo nas zonas com maior pressão turística. O responsável sublinha que muitos trabalhadores acabam por recusar propostas de emprego devido à falta de oferta habitacional ou aos preços praticados, considerados incomportáveis face aos salários.

Outro dos pilares destacados é a formação profissional. Para o responsável, investir na qualificação dos trabalhadores é essencial para garantir a qualidade do serviço turístico e a competitividade do Alentejo enquanto destino. Nesse contexto, a integração e capacitação de trabalhadores migrantes é vista como uma resposta cada vez mais relevante à falta de mão-de-obra.

José Manuel Santos sublinha que só com profissionais valorizados, qualificados e com condições de vida dignas será possível assegurar a sustentabilidade do turismo na região.

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

26/03/2026
Município de Beja reforça combate a carros abandonados nas ruas
26/03/2026
GNR tem na estrada Operação “Moto I”
26/03/2026
IPBeja: Promessa de abertura em junho tenta travar polémica da residência vazia em Beja
Odemira
26/03/2026
Concelho de Odemira soma mais de 3 mil desempregados
25/03/2026
Candidatos à Presidência do IPBeja ouvidos na próxima segunda-feira
25/03/2026
António Dieb entra na administração da EDIA e gera críticas no setor agrícola
Alentejo
25/03/2026
Desemprego em queda no Alentejo
Turismo
25/03/2026
Turismo do Alentejo quer captar turistas espanhóis na Páscoa