Turismo do Alentejo aposta em posto turístico no aeroporto de Beja em 2026

Turismo do Alentejo aposta em posto turístico no aeroporto de Beja em 2026

O aeroporto de Beja vai ter, no “final do primeiro semestre” de 2026, um posto de turismo para dar visibilidade à região e melhorar as condições de hospitalidade para quem aterra no Alentejo, indicou o presidente da ERT Alentejo.

Segundo José Manuel Santos, o primeiro posto de turismo do aeroporto de Beja vai permitir “construir, gerir e fortalecer a perceção da marca ‘Alentejo’ perante a comunidade turística” e, por isso, dar visibilidade à região e melhorar as condições de hospitalidade para atrair novos públicos.

“O espaço já existia, mas não estava devidamente regularizado e agora já está. Existe um acordo escrito e um contrato que firma a possibilidade da sua utilização. E a nossa ideia é ‘brandizar’ aquele espaço com a imagem ‘Alentejo’ [e ao mesmo tempo] fazer com que as pessoas se sintam bem recebidas”, justificou o presidente, em declarações à Lusa.

O novo espaço, que deverá entrar em funcionamento “em junho de 2026”, resulta de uma parceria entre a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). 

“Temos uma ideia clara de que a infraestrutura vai começar a ser mais utilizada por visitantes, [ou seja], passageiros que desembarcam por lazer, seja turismo residencial ou cinegético, e, portanto, há essa preocupação de termos um bom atendimento e uma política de hospitalidade”, garantiu. 

Segundo José Manuel Santos, muitos dos passageiros que desembarcam em Beja atualmente “não sabem que estão no Alentejo”.

A operacionalidade do posto será da responsabilidade de uma equipa de atendimento do IPBeja que, numa primeira fase, estará presente nos dias de chegada de aviões de passageiros, receberá esses visitantes e lhes entregará um kit de boas-vindas. 

Para o presidente da ERT do Alentejo, a aposta nesta equipa e a “atualização da imagem” da região vão dar “visibilidade e notoriedade ao destino” e, consequentemente, permitir uma maior afirmação e exploração do setor turístico e do aeroporto.

Para trabalhar nesta missão o projeto prevê também “pequenas ações e iniciativas” de formação e capacitação para os profissionais do aeroporto – agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Autoridade Tributária.

“Pensamos também que esses funcionários, que lidam diariamente com os visitantes, que têm um papel muito importante nas suas funções e que são imprescindíveis para o funcionamento do aeroporto, devem estar sensibilizados para receber e acolher bem, tendo uma função supletiva”, afirmou José Manuel Santos.

Paralelamente, será inscrito no ‘site’ VisitAlentejo, da ERT do Alentejo, “informação sobre o aeroporto”, uma vez que atualmente não existe. 

Segundo José Manuel Santos, em 2024, a infraestrutura aeroportuária registou 600 movimentos de aviação executiva e 30 ‘charters’ não regulares.

Rádio Pax / Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

23/12/2025
Alentejo entre as regiões mais afetadas pela quebra na produção de vinho
Habitação
23/12/2025
Alentejo com habitação mais barata do país
NERBE/AEBAL
19/12/2025
Empresários congratulam-se com produção de aeronaves em Beja
Alentejo
18/12/2025
Alentejo com desempenho económico “mais fraco” do país
10/12/2025
Beja em destaque nas vendas de T3
10/12/2025
CEPAAL leva azeite novo a Lisboa
06/12/2025
Vinhos do Alentejo brilham no Canadá
Alentejo
21/11/2025
Alentejo entre as regiões mais travadas por licenças ambientais: milhões em investimento ficam por avançar